quinta-feira, 28 de julho de 2011

Trabalho de Conclusão de Curso !!!!

Durante a graduação em terapia ocupacional estagiei no Centro de Equoterapia Mario Covas, situado no município de São Bernardo do Campo. Neste estágio  deparei-me com a importância desta técnica aliada a força de uma equipe integrada e de uma pessoa com vontade de vencer.
O caso clínico que mais me deixou impressionado foi um menino G. de cinco anos de idade com paralisa cerebral, esse menino não andava sem o auxílio do andador e falava muito mal, com o trabalho em equipe com a fisioterapia, psicologia , fonoaudiologia e terapia ocupacional cada um com o trabalho direcionado na sua área específica. Esse menino depois de 6 meses de tratamento pode correr e abraçar e falar conosco, foi muito gratificante e dinheiro nenhum paga este desenvolvimento e trabalho em equipe.
O tema enfatiza a interação do cavalo, usado de forma terapêutica, com pacientes que apresentam distúrbios em seu desenvolvimento ou diminuição de equilíbrio. Busca-se descrever as estruturas envolvidas nesse processo e com ele acontece por meio da equoterapia. Trata-se de um assunto relativamente novo no Brasil.
Esse termo foi adotado pela ANDE- BRASIL em 1989.  A palavra equoterapia está registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Ministério do desenvolvimento, da indústria e do Comércio, com certificado de registro de marca número 8193922529, de 6 de julho de 1999 (ANDE - BRASIL, 1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário