sábado, 30 de julho de 2011

Continuação TCC!!!

Segundo Walter e Vendramini (2000), a equoterapia emprega as técnicas de equitação e atividades equestres para proporcionar ao praticante benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais. Essa atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim para o desenvolvimento do tônus e da força muscular, o relaxamento, a conscientização do próprio corpo, o equilíbrio, aperfeiçoamento da coordenação motora, a atenção, a auto confiança e a auto-estima. Assim, a equoterapia é um método de reabilitação e educação  que trabalha o praticante de forma global.
A palavra equoterapia foi criada no Brasil para caracterizar todas as práticas que utilizam o cavalo com técnicas de equitação e atividades equestres para fins terapêuticos. Foi criada com as seguintes intenções  ( Ande - Brasil, 1999):
1 - Homenagem a nossa língua mãe - o latim - adotando o radical EQUO que vem de EQUUS - o único gênero da família dos equídeos, que inclui os cavalos, os jumentos e as zebras ( Ferreira, 1990).
O cavalo pertence à ordem dos perissodátilos da família dos Equídeos, da subfamília Equina, na qual se encerra o único representante atual do gênero Equus que é a espécie cabalus - o cavalo propriamente dito como é atualmente.

2- Homenagear o pai da medicina ocidental - Hipócrates - (377 -458 a.c) - que aconselha a prática da equitação para regenerar a saúde, preservar o corpo humano de muitas doenças e no tratamento de insônia, mencionando, também que a prática equestre ao ar livre, faz com que os cavaleiros melhorem seu tônus.
Terapia, que vem do grego therapeia, é a parte da medicina que trata da aplicação do conhecimento técnico científico no campo da reabilitação e reeducação.
3 - Quem utilizasse a palavra equoterapia estaria engajado nos princípios e nas normas fundamentais que norteiam esta prática no Brasil, o que facilitaria o reconhecimento do método pelos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário