sábado, 30 de julho de 2011

Conteúdo TCC!!!



Praticante de equoterapia é o termo utilizado designar os Praticantes Portadores de Necessidades Especiais (PPD) e/ou Necessidades Especial, quando em atividades equoterápicas.

Nessa atividade, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

Toda atividade de equoterapia deve ser baseada em fundamentos técnicos-científicos. O atendimento só poderá ser iniciado mediante a parecer favorável do médico, do fisioterapeuta, do terapeuta- ocupacional e do psicólogo.

As atividades devem ser desenvolvidas pela equipe interdisciplinar, sendo que as sessões podem ser individuais ou em grupo. As seguintes regras, ademais, devem ser observadas: deve haver registros periódicos das sessões; ética profissional e preservação da imagem devem ser constantemente observadas; deve constar o componente filantrópico para atingir classes sociais menos favorecidas; a segurança física do praticante deve ser preocupação constante (comportamento habituais do cavalo, equipamento de montaria, vestimenta do cavaleiro, local das sessões.

Para termos um bom resultado dentro da equoterapia é necessário que três elementos estejam interligados, visando única e exclusivamente à evolução e ao desenvolvimento dos praticantes. São eles: (a ou o) Terapeuta especializado - É importante que este, além dos conhecimentos técnicos e cientifico nas respectivas áreas de atuação (saúde e educação), também tenha conhecimentos hípicos de manejo e domínio sobre o cavalo; e (b) Local adequado - o ideal é que este seja amplo, em contato com a natureza e que recebermos PPD. Deve possuir pistas abertas e fechadas, com piso de areia com aproximadamente 8cm de profundidade. Outros tipos de terrenos como grama, terrenos em aclives ou declives, redondel também são importantes dependendo do objetivo traçado. (c) O equilíbrio sabe-se que envolve um conjunto de sistemas como o visual ( em conjuntos com outros sentidos), o locomotor, o proprioceptivo, o cerebelar, o auditivo, o córtex cerebral, a formação reticular, os núcleos da base e o sistema vestibular, pois muitos autores se referem a ele como sendo órgão do equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário