quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estágio Hasimsa

A Ahimsa foi criada por um grupo de 26 profissionais que atuavam há mais de dez anos com pessoas surdocegas e deficientes múltiplos em outro município. Visando expandir e implementar esse trabalho no município de São Paulo. A instituição, que foi fundada em 04 de março de 1991, iniciou o seu atendimento apenas com trabalho domiciliar e, mais tarde, complementou com atendimento educacional na escola.

A Instituição realiza atendimento educacional para crianças, jovens e adultos com deficiência múltipla sensorial e surdocegueira, visando a sua inclusão na sociedade, oferecendo qualidade de vida a essas pessoas. Sua missão é favorecer e qualificar o desenvolvimento das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial, promovendo a inclusão social.


Programa GAI - Grupo de Atendimento Infantil
(Intervenção Precoce e Educação Infantil)
Programa - Mães mediadoras
Este programa é desenvolvido em parceira com a família, isto é a família participa do atendimento visando estruturar e organizar as rotinas diárias de seus filhos, melhorando e criando oportunidades para desenvolvimento dos diferentes sistemas comunicação, promovendo o desenvolvimento da linguagem e qualidade de vida , incluindo-os família.
Público alvo: Pessoas com Surdocegueira e Deficiências Múltipla-Sensoriais da Faixa etária de 0 a 03 anos e meio.
Programa Caminhando
Este programa visa atender principalmente alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial que estão em momento de transição para inclusão em escolas e ou EMEI.
Público alvo: Alunos surdocegos ou Deficientes Múltiplos Sensoriais na faixa etária - 3 ½ a 6 anos.


Porgrama Funcional
Funcional I
Neste programa as atividades são centradas nas necessidades de cada aluno com a finalidade de ser funcional em sua vida atual e futura. (abordagem do currículo funcional).
Público Alvo: Alunos com surdocegueira e pessoas com Deficiências Múltipla-Sensoriais na Faixa etária 07 a 10 anos.
Funcional II
As atividades são centradas nas necessidades de cada aluno com a finalidade de ser funcional em sua vida atual e futura. (abordagem do currículo funcional). Promovendo a autonomia e qualidade de vida visando à inclusão social (escolas, CEU, etc.).
Público alvo: Alunos com surdocegueira e com deficiências múltipla-sensoriais na faixa etária de 10 ½ a 14 anos.

Programa de Transição para Vida Adulta
Este programa tem a finalidade de favorecer a inclusão dos alunos na comunidade em atividades vocacionais.
Público alvo: Jovem e adulto com surdocegueira e com deficiências múltipla-sensoriais que freqüentam os programas da instituição na faixa etária de 15 a 22 anos.

Programa Oportunizar
Este programa visa o atendimento educacional em pequenos agrupamentos de casos que já tenham freqüentado atendimento especial sem evolução acadêmica e profissional.
Público alvo: Alunos surdocegos e ou com deficiência múltipla na faixa etária acima de 18 anos e ou na faixa etária de 15 a 18 anos que iniciaram sua vida escolar com idade avançada e apresentam dificuldades de autonomia e independência.

Programa Ícaro
Este programa visa o atendimento (surdocegas e deficientes múltiplos) que não freqüentaram anteriormente qualquer programa educacional ou terapêutico e ou freqüentam ou freqüentaram programas educacionais não específicos para a deficiência múltipla sensorial ou surdocegueira.

Programa Fênix
Atendimento com as famílias de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla-sensorial na faixa etária de 09 a 13 anos e pessoas com a idade acima de 17 anos.

Apoio Pedagógico
Apoio aos alunos que estão inseridos no ensino regular.

Reabilitação
Para pessoas que adquiriram a surdocegueira.

Avaliação Funcional
Este programa visa o atendimento inicial com as famílias que procuram um programa e ou encaminhamentos (saúde, equipamentos e etc..) para seus filhos com surdocegueira e ou com deficiência múltipla- sensorial, bem como o atendimento de casos que encaminhados pela Secretaria Municipal e Estadual de Educação, hospitais, Instituições, Escolas da rede municipal e Estadual, Recursos da Comunidade e Profissionais
O atendimento é individualizado com profissionais da Equipe Técnica (Serviço social, Psicologia e Pedagogas) para coleta de dados e avaliação funcional do desenvolvimento da pessoa para organização de programas ou encaminhamentos.

Trabalho com Famílias
Projeto AD&FA- Atendimento Domiciliar & Famílias Apoiadas (em parceria com a ABRAPASCEM e Projeto Canteiros)
Este programa destina-se a alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial que apresentam problemas de saúde graves: como distúrbios emocionais ou psiquiátricos e ou alunos que apresentam problemas de saúde e motores muitos graves que impossibilitam o transporte por períodos longos que prejudicam sua saúde ou dependentes de equipamentos para respiração e alimentação, bem como para alunos de idade acima de 15 anos, que não receberam nenhum tipo de atendimento e que se encontram em total isolamento na família sem comunicação e independência para as atividades de vida diária.

Projeto Parceria com Famílias
Confecção de tecnologia assistiva em papelão para pessoas que apresentam a associação da deficiência neuromotora visando promover condições adequadas e a confecção em baixo custo.
Apoio:

Grupo de Mães
Esta atividade tem como objetivo a troca de vivências e experiências práticas, palestras informativas como, por exemplo: saúde, educação, nutrição e etc., orientação nas rotinas diárias e planejamento de atividades que apóiem o futuro do filho e o resgate da autoestima da mãe e/ou responsável, bem como o apoio emocional para superar as dificuldades do dia-a-dia.

Programa GOSPEL - Grupo de Orientação e Sugestão para Pais de Estratégias no Lar:
Esta atividade tem como objetivo de orientar, discutir e construir juntos as atividades que favoreçam as rotinas do lar e construção de materiais para favorecer o desenvolvimento de comunicação.
Apoio:

Grupo de Comunicação
Oficina que favorece aos pais possibilidades de aprender diferentes sistemas de comunicação, promovendo a comunicação eficiente com seus filhos.

Recreio nas Férias
Este programa visa favorecer e desenvolver a recreação e o lúdico para as pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensória e seus familiares.

Durante as aulas da disciplina de Prática em Terapia Ocupacional, este semestre nos foi proposto visitar uma instituição com o objetivo de realizar uma intervenção. A instituição  escolhida foi a Ahimsa .

O aluno que nos foi apresentado é o Ryan S.S de sete anos, sempre acompanhado pela sua cuidadora Maria (tia). O mesmo começou a freqüentar a instituição há quatro anos.

Segundo a cuidadora, sua irmã Bernadete (mãe de Ryan), tentou interromper sua gravidez e tomou chá de maconha com dois meses de gestação, e que “o menino nasceu preto” (sic Maria). Também relatou que o possível diagnóstico da criança seria hidrocefalia, porém no prontuário da instituição foi encontrado como possíveis diagnósticos: atraso DNPM, deficiência intelectual, suspeita de toxoplasmose, alteração visual, neuropatia auditiva, microcefalia, retardo mental (CID - F71), síndromes epiléticas (CID – G40).

Dona Maria diz que quando Ryan nasceu levou o mesmo e sua mãe para morar em sua casa, já que seu pai não demonstrou interesse por ambos. Com seis meses foi constatado uma baixa visão e Ryan começou a usar óculos. Atualmente seu grau é de aproximadamente quatro graus e meio e cinco graus.  Com um ano de idade teve sua primeira convulsão e foi medicado com Gardenal, hoje continua com o mesmo medicamento e também faz uso de Depaquene.

Após alguns anos de seu nascimento sua mãe decidiu ir embora para Alagoas e deixou o mesmo sob a guarda de sua tia e de seu marido, que o menino considera como mãe e pai respectivamente.  Sua mãe vem visitá-lo a cada quinze, porém sua tia relata que o menino não se sente á vontade com a mãe. Seu pai mora próximo a casa de Ryan, porém não tem contato com o menino, dá uma pensão de R$150,00 , mas “demora muito para pagar” (sic Maria).  A tia também diz que sua família o descrimina e não tem contato com o mesmo.

O Ryan já freqüentou a instituição Laramara por um ano, hoje freqüenta a Ahimsa duas vezes por semana ( quarta e quinta feira) no período matutino. Dona Maria diz que quando o mesmo não vai para Ahimsa o menino brinca de carrinho, assiste televisão e dorme no período vespertino.  

Segundo relatório institucional a criança possui dificuldades em se concentrar e se manter focado em uma atividade, que se comunica por gestos e expressões, porém o choro é muito freqüente, principalmente quando demonstra raiva e irritação, também possui dificuldade em seguir regras determinadas quando é feito algum jogo.

A queixa da tia é que Ryan pare de usar fraldas, e que se alimente sozinho, pois  consegue levar a colher até a boca, porém não consegue colocar a comida na colher. Ao questionar a tia se já foi feito treino ou tentativas de tirar a fralda, ela diz que sim, mas que ele não consegue se comunicar quando sente necessidades de ir ao banheiro e que “seria preciso ficar ao lado dele o dia inteiro e que isso não é possível” (sic.)

Diagnóstico Médico:
Perda visual, atraso no desenvolvimento e disfunções de funções auditivas.
Microcefalia, neuropatia e audiopatia, retardo da maturação, síndrome convulsiva.
Disfunções no tronco auditivo.
Retardo Mental – G40 e F 71.
Análise da Atividade:
* Adaptar a colher e o prato com desenhos de carrinhos. Desenho que estimule a alimentação.
* Estimular o brincar e o lúdico.

Objetivos:
Trabalhar com a Tia para que possa ser uma ponte de ajustamento do Ryan e poder ajudá-lo a ser mais independente nas atividades de vida diária.
 Fazer uma colher adaptada para ajudá-lo na alimentação. Confeccionar um prato com adaptação e desenho para que de mais prazer na hora da alimentação e estimulá-lo a se alimentar e instruir a tia a dar alimentos mais sólidos.

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