A dislexia costuma ser identificada nas salas de
aula durante o processo de alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem
inicial de aprendizado.
Diante disso, os objetivos deste trabalho são:
compreender o conceito de dislexia e suas implicações no desenvolvimento da
aprendizagem do educando, abordando suas causas e sintomas facilitando, assim,
seu diagnóstico inicial; sugerir os procedimentos que a escola deve seguir para
trabalhar com o aluno disléxico e, por fim, apresentar sugestões para ajudar a
criança disléxica no convívio familiar e escolar.
Para um melhor entendimento, o trabalho está
estruturado em quatro segmentos: inicialmente será abordado o conceito de
Dislexia, onde será apresentada sua classificação e a legislação nacional sobre
o tema. Num segundo momento serão abordados os principais sinais e sintomas
para identificar a dislexia. Em seguida, trataremos da inclusão escolar do
disléxico no espaço escolar, mostrando a necessidade da escola estar preparada
para receber esse público, que necessita de professores capacitados, que possam
efetivamente lidar com suas necessidades, criando metodologias eficientes,
respeitando a individualidade de cada um. Logo após, foi abordado a questão da
dislexia no contexto familiar, a relevância do papel que a família desempenha
na vida de um disléxico, respeitando seus limites e valorizando suas
potencialidades. Por fim, têm-se as considerações finais.
O presente artigo, visa ajudar aos professores no
trabalho cotidiano do aluno com dislexia, contribuindo com informações e
metodologias voltadas para a inclusão do aluno disléxico em turmas regulares,
assegurando uma formação de qualidade, sem qualquer discriminação e,
consequentemente, facilitando sua vida acadêmica.
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