terça-feira, 15 de novembro de 2011


2 Principais sinais e sintomas encontrados no disléxico
Segundo a ABD, como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
Alguns sinais e sintomas podem ser observados desde cedo, são dados primários que não são suficientes para fechar um relatório definitivo, mas servem como premissa para detectar se a criança é disléxica.
A ABD atenta para os seguintes sintomas:
Haverá sempre:

ü  dificuldades com a linguagem e escrita ;

ü  dificuldades em escrever;

ü  dificuldades com a ortografia;

ü  lentidão na aprendizagem da leitura;

Haverá muitas vezes :

ü  disgrafia (letra feia);

ü  discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;

ü  dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;

ü  dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;

ü  dificuldades para compreender textos escritos;

ü  dificuldades em aprender uma segunda língua.

Haverá às vezes:

ü  dificuldades com a linguagem falada;

ü  dificuldade com a percepção espacial;

ü  confusão entre direita e esquerda.

Na fase escolar, é necessário atentar para saber se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, para que seja realizado um diagnóstico e acompanhamento adequado, para dar seguimento nos estudos junto com os demais colegas tendo menos prejuízo emocional:

ü  Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;

ü  Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

ü  Desatenção e dispersão;

ü  Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

ü  Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança,etc.);

ü  Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;

ü  Confusão entre esquerda e direita;

ü  Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...

ü  Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;

ü  Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...

ü  Dificuldades em decorar sequências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..

ü  Dificuldade na matemática e desenho geométrico;

ü  Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias);

ü  Troca de letras na escrita;

ü  Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;

ü  Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘'palhaço'' da turma;

ü  Bom desempenho em provas orais.

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