2 Principais sinais e sintomas encontrados no
disléxico
Segundo a ABD, como a dislexia é genética e
hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto
mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria
criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma
equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo
de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
Alguns sinais e sintomas podem ser observados desde
cedo, são dados primários que não são suficientes para fechar um relatório
definitivo, mas servem como premissa para detectar se a criança é disléxica.
A ABD atenta para os seguintes sintomas:
Haverá sempre:
ü dificuldades com a linguagem e escrita ;
ü dificuldades em escrever;
ü dificuldades com a ortografia;
ü lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá muitas vezes :
ü disgrafia (letra feia);
ü discalculia, dificuldade com a matemática,
sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
ü dificuldades com a memória de curto prazo e
com a organização;
ü dificuldades em seguir indicações de
caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;
ü dificuldades para compreender textos
escritos;
ü dificuldades em aprender uma segunda
língua.
Haverá às vezes:
ü dificuldades com a linguagem falada;
ü dificuldade com a percepção espacial;
ü confusão entre direita e esquerda.
Na fase escolar, é necessário atentar para saber se
a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, para
que seja realizado um diagnóstico e acompanhamento adequado, para dar
seguimento nos estudos junto com os demais colegas tendo menos prejuízo
emocional:
ü Dificuldade na aquisição e automação da
leitura e escrita;
ü Pobre conhecimento de rima (sons iguais no
final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
ü Desatenção e dispersão;
ü Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
ü Dificuldade na coordenação motora fina
(desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança,etc.);
ü Desorganização geral, podemos citar os
constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais
escolares;
ü Confusão entre esquerda e direita;
ü Dificuldade em manusear mapas, dicionários,
listas telefônicas, etc...
ü Vocabulário pobre, com sentenças curtas e
imaturas ou sentenças longas e vagas;
ü Dificuldade na memória de curto prazo, como
instruções, recados, etc...
ü Dificuldades em decorar sequências, como
meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
ü Dificuldade na matemática e desenho
geométrico;
ü Dificuldade em nomear objetos e pessoas
(disnomias);
ü Troca de letras na escrita;
ü Dificuldade na aprendizagem de uma segunda
língua;
ü Problemas de conduta como: depressão,
timidez excessiva ou o ‘'palhaço'' da turma;
ü Bom desempenho em provas orais.
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